Configurando Autenticação LDAP

Com o LDAP, é possível utilizar a mesma autenticação que o usuário possui no Windows para logar no Fusion. Para utilizar o LDAP, marque a opção Configurações de Autenticação em Configurações do Sistema e selecione a opção LDAP no campo Tipo de Autenticação. Conforme a imagem a seguir:

Ficará disponível a configuração de autenticação integrada com LDAP, que é a interação do Fusion com a rede. Para criar uma nova configuração, clique em Novo, então ficará disponível a tela:

  1. Domínio: É obrigatório informar o domínio da empresa que será integrada ao Fusion.
  2. Host do contador de Domínio: É obrigatório informar o endereço do controlador de domínio LDAP.
  3. Nome da entrada: É obrigatório informar o DN (Distinguished Name).
  4. Método de Autenticação: É obrigatório informar qual o método de autenticação será utilizado na comunicação com o servidor.
  5. Parâmetros: Defina se necessário os parâmetros extras necessários em tempo de autenticação contra o servidor LDAP.
  6. Importar Novo Usuário: Selecione Sim para importar novos usuários.

Atenção: Ao selecionar Não em Importar Novo Usuário, os campos que estavam abaixo deste não ficarão mais disponíveis, exceto o campo Atualizar Dados do Usuário.

  1. E-form dos Novos Usuários: Defina os formulários que serão cadastrados usuários que existem no domínio e não existem no Fusion. Note que quando um usuário já existente no domínio entra no Fusion pela primeira vez pelo login integrado, este usuário é criado automaticamente na base do produto.
  2. Perfil para importação: É definido o perfil que será aplicado aos usuários integrados na autenticação.
  3. Atualizar Dados do Usuário: Selecione Sim para atualizar os dados do usuário sempre que ele logar no sistema. Selecione Não para que somente seja atualizado na primeira vez.
  4. Mapeamento de atributos do LDAP: Relacione campos da tabela do diretório do LDAP com os campos do Fusion. Após concluir o mapeamento de atributos e das configurações de autenticação integrada, clique em Ok. Depois, clique em Ok para confirmar suas alterações na configuração da autenticação. Pronto! Já está configurada a autenticação via LDAP. Para saber como realizar a sincronização de usuários via LDAP, leia ao fim dessa página sobre Sincronizando Usuários via LDAP.

Ao selecionar LDAP, é exibido o campo Autenticação Automática. Nele, é possível definir se o login será automático ou não. Ao selecionar Sim, são exibidas as seguintes opções:

  1. Usuário de Domínio: Informe um usuário do domínio para autenticação automática. É possível informar as configurações para autenticar utilizando o Protocolo Kerberos, para saber mais acesse Configurando Autenticação Kerberos.
  2. Senha: Informe a senha do usuário do domínio para autenticação automática.
  • Sincronizando Usuários via LDAP

A sincronização de usuários LDAP é necessária para que as informações do LDAP sejam repassadas ao Fusion. Por exemplo: Ao atualizar os dados de um usuário e sincronizar, esses dados serão corrigidos no Fusion. Entretanto, isso vale para qualquer informação, incluindo novos usuários.  Preencha os dados:

  1. Domínio: Selecione o domínio.
  2. Usuário Administrador do Domínio: Informe o usuário que é administrador do domínio.
  3. Senha Administrador do Domínio: Informe a senha do usuário administrador.

Após preencher os campos, clique em Listar Usuários.

 

Próximo: Configurando Autenticação Kerberos

Anterior: Configurações do Sistema