Quais são as possíveis causas da não abertura de documentos do Word no Fusion Box?

O Fusion Box funciona como meio de comunicação entre a máquina do usuário e o Fusion, é possível utilizá-lo para abertura e edição de documentos em formato Word ou Libre Office.

Quanto ao formato Word, o usuário pode se deparar com a não abertura do documento, isso pode ocorrer por alguns motivos:

  1. A máquina do usuário possui mais de uma versão do Microsoft Office instalado;
  2. O Microsoft Office foi instalado na versão 32 bits;
  3. O usuário que executou o Fusion Box não possui permissão de administrador;
  4. Existe algum erro na instalação do Microsoft Office.

Recomenda-se que cada uma das situações seja analisada e considerada pelo usuário para corrigir a situação.

Para verificar cada uma das opções, siga o passo a passo:

Verificar a versão do Microsoft Office instalado:

Abra um novo documento de Word:

Acesse o menu Arquivo:

Acesse a opção Conta:

E verifique a versão do Word em Sobre o Word:

Atenção: Ainda é necessário ver se existe mais de uma versão do Windows instalado na máquina. Vá até a pesquisa e digite Word, se houver mais de uma versão, será apresentado na listagem de resultados.

Para que o Fusion possa ser instalado, são necessárias algumas configurações mínimas de hardware e software, no servidor e nas estações de trabalho dos usuários.

Verificar a versão em que o Office foi instalado, sendo que o correto é a versão em 64 bits:

Na barra de pesquisa, busque por Word, clique sobre o ícone com o botão direito e escolha Abrir o local do arquivo:

Caso esteja instalado na versão 64 bits, o caminho será semelhante a esse:

Atenção: Caso esteja na versão 32 bits, o caminho será semelhante a esse:  C:\Program Files (x86)\…

Para que o Fusion possa ser instalado, são necessárias algumas configurações

Verificar a permissão do usuário que executou o Fusion Box:

Na barra de pesquise, procure por Painel de Controle, então acesse Contas de Usuário:

Acesse novamente Contas de Usuário:

Então verifique a permissão do usuário logado:

Verificar a qualidade da instalação do Microsoft Office:

Primeiramente, verifique se a instalação foi efetuada com sucesso, é necessário encontrar dois registros com base na identificação do aplicativo, para isso siga as orientações abaixo:

Em seu teclado clique em Windows + R, então abrirá a seguinte tela:

Em Abrir, digite o comando: dcomcnfg

Em seguida, clique em Ok:

Ficará disponível a tela de Serviços de Componente:

Expanda Serviços de Componente > Computadores > Meu Computador > Config DCOM:

Na lista dentro dessa pasta encontre o Documento do Microsoft Word:

Clique sobre ele com o botão direito > Propriedades:

Na aba Geral, copie o código de identificação do aplicativo:

Na barra de pesquisa, busque por Editor do Registro (permita que ele faça alterações no seu dispositivo), então a seguinte tela ficará disponível:

Acesse o menu Editar > Localizar:

Cole o código copiado anteriormente, e clique em Localizar Próxima: 

Retornando essa tela:

Em seguida repita o procedimento para que encontre o identificador de Classe (CLSID):

Se os dois registros forem encontrados, então o Word está instalado corretamente.

Por fim, deve-se verificar se é possível abrir um novo documento de Word utilizando um Programa VB.

Abra o bloco de notas, insira o seguinte código:

Dim  objWord

Dim  objDoc

Set objWord = CreateObject(“Word.Application”)

Set objDoc =  objWord.Documents.Add

Salve o arquivo como todo tipo de arquivo, e formato .vbs, em sua área de trabalho:

Atenção: Antes de executar os próximos passos, reinicie o computador para garantir que não haverá processos travados do Word.

Para que o Fusion possa ser instalado, são necessárias algumas configurações mínimas de hardware e software, no servidor e nas estações de trabalho dos usuários.

Após reiniciar, abra o gerenciador de tarefas e verifique se existe algum processo WINWORD.exe em aberto, se sim, encerre primeiro. Mantenha o gerenciador de tarefas aberto para monitorar os passos a seguir.

Em seguida, na pasta da área de trabalho (onde o arquivo foi salvo), digite “cmd”:

Clique em “Enter”, então abrirá o cmd, então execute a linha de comando: cscript testeword.vbs

O resultado deverá ser:

Por último, verifique no Gerenciador de Tarefas, na aba Detalhes se foi registrado um novo processo do Word:

Se o comportamento for diferente disso, o recomendado é que o MS Office seja desinstalado e instalado corretamente, para o funcionamento do Fusion Box.