Para realizar uma réplica de ambientes é necessário uma cópia da pasta de arquivos do Fusion (files) e também uma cópia da base de dados.
Pasta de Arquivos do Fusion (files): Todos os processos modelados e todos os documentos disponibilizados no Fusion são salvos na extensão .NEO. Esses arquivos ficarão armazenados no caminho configurado para a pasta de arquivos do Fusion (files) no servidor.
Observação: Para verificar qual é a pasta configurada, com um usuário Administrador do Sistema, acesse: Administração > Sistema > Pasta de arquivos do Fusion.
Os arquivos .NEO dos processos, que são na verdade .JSON, são arquivos de armazenamento e transmissão de dados/objetos interpretada pelo software e, ao mesmo tempo, legíveis para humanos, isto é, podemos abri-lo com qualquer editor de texto.
Já os arquivos .NEO correspondentes aos documentos, diferente do JSON, não são legíveis ao abri-los com um editor de texto.
Base de dados:
Diferente dos files que contém os modelos dos processos e os documentos do Fusion, a base de dados irá conter todos os registros de configurações do sistema, usuários, papeis, grupos, formulários, modelos de formulários, documentos, relatórios, etc.
Por isso, é importante ressaltar a importância da cópia tanto dos files, quanto da base de dados pois a base de dados armazenará todas a relação, exemplo: do documento Contrato.000001 com o arquivo .NEO armazenado nos files.
É por esse motivo que somente uma cópia da base de dados não atenderia uma réplica de ambientes, pois a base de dados armazena e conhece todos os files, entretanto, sem a cópia dessa pasta, não será possível acessar modelos, os documentos registrados na base de dados.