Central de Ajuda
  • Dúvidas Frequentes
    • Administração
    • Arquitetura
    • Configuração
    • Documentos
    • Formulários
    • Indicadores
    • Infraestrutura
    • Mobile
    • Processos
    • Outros
  • Treinamentos
    • BPM
    • Central de Tarefas
    • Configurações Gerais
    • Formulários
    • Geral
    • Gestão de Processos
  • Tutoriais
  • Vídeos
Central de Ajuda
  • Dúvidas Frequentes
    • Administração
    • Arquitetura
    • Configuração
    • Documentos
    • Formulários
    • Indicadores
    • Infraestrutura
    • Mobile
    • Processos
    • Outros
  • Treinamentos
    • BPM
    • Central de Tarefas
    • Configurações Gerais
    • Formulários
    • Geral
    • Gestão de Processos
  • Tutoriais
  • Vídeos
  • Siga-nos

Problemas com envio de e-mails

Há alguns fatores que podem impedir o envio de e-mails no Fusion Platform. E, para fazer um diagnóstico do que pode estar impedindo este envio, é importante ter ciência das seguintes tabelas:

Mail2Render: tabela que armazena os e-mails que serão renderizados e posteriormente enviados. O e-mail só será enviado se:
O template estiver correto (coluna jspPage): geralmente problemas com templates estão relacionados a modelos específicos com templates específicos. Se houver e-mails com templates padrões do sistema nessa tabela, o problema pode estar nas configurações de e-mail. Em ambas as situações os logs do Tomcat nos auxiliam na identificação do problema.

Query para verificar quantos e quais são os templates:
SELECT COUNT(*),jspPage FROM Mail2Render GROUP BY jspPage

  • O destinatário estiver correto: a coluna toEMail deve conter o endereço e-mail do destinatário, por isso verifique o endereço dessa coluna. Se o toEMail não estiver preenchido, necessariamente a coluna target_neoId deve estar, pois nela constará uma chave para algum usuário cadastrado no sistema e, se baseado por esse objeto, o Fusion validará a linguagem e o endereço e-mail (por isso o usuário precisa ter uma linguagem cadastrada e o endereço e-mail correto).
  • Quando a tabela não estiver com muitos registros de e-mails: nesse caso, recomenda-se realizar um delete na tabela Mail2Render (é preciso deletar a tabela Mail2Render_mailParam também), pois pode haver e-mails com problemas bloqueando o envio dos demais. Porém, antes da limpeza, é importante fazer um teste de envio.
    Mail2Send: tabela que armazena os e-mails foram enviados.

Depois que o e-mail é renderizado, o Fusion entrega essa mensagem para o servidor SMTP enviar, e o registro dessa entrega vai para essa tabela. Por isso, a partir deste ponto, o Fusion já considera o e-mail como enviado, e a responsabilidade e tratamento de erros passa a ser do servidor SMTP.

Para avaliar se há algum problema com o servidor SMTP execute uma consulta nessa tabela:
SELECT * FROM Mail2Send ORDER BY neoId DESC

Os registros cujo a coluna sendDate estiver preenchida, sendError = 0 e emailSended = 1 indica que o e-mail foi entregue com sucesso ao servidor SMTP.

Nesse caso, o Fusion Platform tenta enviar o e-mail três vezes: primeira vez após 10 minutos, segunda vez após 1 hora e terceira (e última) vez após um dia. A coluna que armazena qual tentativa o Fusion está aguardando é a coluna tries.
Depois da terceira tentativa (tries = 3), o sistema marca o e-mail como não pode ser enviado, isto é, a coluna sendError é marcada como 1 (true).
Por fim, o teste de envio de emails é possível por meio da URL: http://127.0.0.1:8080/fusion/adm/tools/mail.jsp

Observação: é possível utilizar o que foi configurado em Administração> Sistema> E-mail ao marcar o checkbox ”Utilizar configurações do sistema?”.

Caso apareça a mensagem “E-mail entregue para envio com sucesso!”. Isso significa que o Fusion conseguiu entregar para o servidor SMTP.

Publicações recentes

  • Criando Relatório do Início ao Fim
  • Executando um Processo do Início ao Fim
  • Realizando e Exportando Resultado das Consultas
  • Central de Tarefas

Atualizações recentes

Release Notes 3.6 (Novas Funcionalidades)
Release Notes 3.5 (Novas Funcionalidades)
Release Notes 3.4 (Novas Funcionalidades)

Manual de Instalação 3.6 (Pacote de Correções)
Manual de Instalação 3.5 (Pacote de Correções)
Manual de Instalação 3.4.1 (Pacote de Correções)
Manual de Instalação 3.4.0
Manual 3.3.0

Release Notes 3.2.3.17 (Pacote de Correções)
Release Notes 3.2.3.16 (Pacote de Correções)

Fale conosco

Telefones: (47) 2101-0969 ou (47) 2101-0971
E-mail: chamado@neomind.com.br


Não encontrou o que precisava?

© 2019 Neomind. Todos os direitos reservados.