Quais são as possíveis causas da não abertura de documentos do Word no Fusion Box?
O Fusion Box funciona como meio de comunicação entre a máquina do usuário e o Fusion, é possível utilizá-lo para abertura e edição de documentos em formato Word ou Libre Office.
Quanto ao formato Word, o usuário pode se deparar com a não abertura do documento, isso pode ocorrer por alguns motivos:
- A máquina do usuário possui mais de uma versão do Microsoft Office instalado;
- O Microsoft Office foi instalado na versão 32 bits;
- O usuário que executou o Fusion Box não possui permissão de administrador;
- Existe algum erro na instalação do Microsoft Office.
Recomenda-se que cada uma das situações seja analisada e considerada pelo usuário para corrigir a situação.
Para verificar cada uma das opções, siga o passo a passo:
Verificar a versão do Microsoft Office instalado:
Abra um novo documento de Word:
Acesse o menu Arquivo:
Acesse a opção Conta:
E verifique a versão do Word em Sobre o Word:
Atenção: Ainda é necessário ver se existe mais de uma versão do Windows instalado na máquina. Vá até a pesquisa e digite Word, se houver mais de uma versão, será apresentado na listagem de resultados.
Para que o Fusion possa ser instalado, são necessárias algumas configurações mínimas de hardware e software, no servidor e nas estações de trabalho dos usuários.
Verificar a versão em que o Office foi instalado, sendo que o correto é a versão em 64 bits:
Na barra de pesquisa, busque por Word, clique sobre o ícone com o botão direito e escolha Abrir o local do arquivo:
Caso esteja instalado na versão 64 bits, o caminho será semelhante a esse:
Atenção: Caso esteja na versão 32 bits, o caminho será semelhante a esse: C:\Program Files (x86)\…
Para que o Fusion possa ser instalado, são necessárias algumas configurações
Verificar a permissão do usuário que executou o Fusion Box:
Na barra de pesquise, procure por Painel de Controle, então acesse Contas de Usuário:
Acesse novamente Contas de Usuário:
Então verifique a permissão do usuário logado:
Verificar a qualidade da instalação do Microsoft Office:
Primeiramente, verifique se a instalação foi efetuada com sucesso, é necessário encontrar dois registros com base na identificação do aplicativo, para isso siga as orientações abaixo:
Em seu teclado clique em Windows + R, então abrirá a seguinte tela:
Em Abrir, digite o comando: dcomcnfg
Em seguida, clique em Ok:
Ficará disponível a tela de Serviços de Componente:
Expanda Serviços de Componente > Computadores > Meu Computador > Config DCOM:
Na lista dentro dessa pasta encontre o Documento do Microsoft Word:
Clique sobre ele com o botão direito > Propriedades:
Na aba Geral, copie o código de identificação do aplicativo:
Na barra de pesquisa, busque por Editor do Registro (permita que ele faça alterações no seu dispositivo), então a seguinte tela ficará disponível:
Acesse o menu Editar > Localizar:
Cole o código copiado anteriormente, e clique em Localizar Próxima:
Retornando essa tela:
Em seguida repita o procedimento para que encontre o identificador de Classe (CLSID):
Se os dois registros forem encontrados, então o Word está instalado corretamente.
Por fim, deve-se verificar se é possível abrir um novo documento de Word utilizando um Programa VB.
Abra o bloco de notas, insira o seguinte código:
Dim objWord
Dim objDoc
Set objWord = CreateObject(“Word.Application”)
Set objDoc = objWord.Documents.Add
Salve o arquivo como todo tipo de arquivo, e formato .vbs, em sua área de trabalho:
Atenção: Antes de executar os próximos passos, reinicie o computador para garantir que não haverá processos travados do Word.
Para que o Fusion possa ser instalado, são necessárias algumas configurações mínimas de hardware e software, no servidor e nas estações de trabalho dos usuários.
Após reiniciar, abra o gerenciador de tarefas e verifique se existe algum processo WINWORD.exe em aberto, se sim, encerre primeiro. Mantenha o gerenciador de tarefas aberto para monitorar os passos a seguir.
Em seguida, na pasta da área de trabalho (onde o arquivo foi salvo), digite “cmd”:
Clique em “Enter”, então abrirá o cmd, então execute a linha de comando: cscript testeword.vbs
O resultado deverá ser:
Por último, verifique no Gerenciador de Tarefas, na aba Detalhes se foi registrado um novo processo do Word:
Se o comportamento for diferente disso, o recomendado é que o MS Office seja desinstalado e instalado corretamente, para o funcionamento do Fusion Box.