CONCEITOS IMPORTANTES
- Fornecido pela Neomind:
- Projeto do Fusion (WebContent): O projeto do Fusion é um projeto Java. O build desse projeto gera o fusion.war que descompactado virará a WebContent. Portanto, a WebContent irá conter todos os templates de e-mail, fontes, classes, imagens do sistema etc. de determinada versão.
- Um arquivo muito importante no projeto do Fusion é o neo-persist.xml, pois ele é responsável por armazenar as informações de usuário, senha e URL para a conexão com a base de dados. Ele encontra-se em …WebContent\ WEB-INF\classes\META-INF
- Projeto do Fusion (WebContent): O projeto do Fusion é um projeto Java. O build desse projeto gera o fusion.war que descompactado virará a WebContent. Portanto, a WebContent irá conter todos os templates de e-mail, fontes, classes, imagens do sistema etc. de determinada versão.
- Particular do cliente:
- Pasta de Arquivos do Fusion (files):Todos os processos modelados e todos os documentos disponibilizados no Fusion são salvos na extensão .NEO. Esses arquivos ficarão armazenados no caminho configurado para a pasta de arquivos do Fusion (files) no servidor.
- :Para verificar qual é a pasta configurada, com um usuário Administrador do Sistema acesse: Administração > Sistema > Pasta de arquivos do Fusion.
- Pasta de Arquivos do Fusion (files):Todos os processos modelados e todos os documentos disponibilizados no Fusion são salvos na extensão .NEO. Esses arquivos ficarão armazenados no caminho configurado para a pasta de arquivos do Fusion (files) no servidor.
- Base de dados: Diferente dos files que contêm os modelos dos processos e os documentos do Fusion, a base de dados irá conter todos os registros de configurações do sistema, usuários, papéis, grupos, formulários, modelos de formulários, documentos, relatórios etc.
- Por isso, é importante ressaltar a importância da cópia tanto dos files, quanto da base de dados, pois a base de dados armazenará toda a relação. Exemplo: do documento Contrato.000001 com o arquivo .NEO armazenado nos files.
BACKUPS
Antes de iniciar a atualização do Fusion é importante ter em mente que:
Projeto do Fusion (WebContent): será alterado/substituído. É preciso fazer o download do projeto Fusion mais recente para subir no Apache Tomcat. Entretanto, é importante realizar um backup da WebContent atual. Dessa forma, caso algo dê errado, é possível voltar para esse backup.
Files: Não será substituído, entretanto é importante realizar um backup.
Banco de Dados: Não será substituído, entretanto é importante realizar um backup.
neo-persist.xml: Pode ser alterado na atualização da WebContent, por isso é importante atualizar as informações já configuradas (usuário, senha, URL do banco).
Ao subir uma WebContent mais recente com o neo-persist.xml configurado com uma base de dados de versão anterior, o Fusion fará uma verificação das diferenças entre as versões e atualizará a base de dados para a versão da WebContent.
Essa atualização envolverá execução de fixes, e cada resultado (sucesso ou falha na execução) será mantido nos logs do Apache Tomcat. Por esse motivo, antes da atualização é importante limpar os logs do Apache Tomcat, e depois da atualização é mais importante salvar um backup dos logs de atualização/conversão.
OPÇÕES DE ATUALIZAÇÃO
Há duas opções para a atualização do Fusion:
- Utilizando o projeto do Fusion padrão disponibilizado no FTP;
- Buildando/gerando o próprio projeto do Fusion + específicos em um ambiente de desenvolvimento.
Para a primeira opção é possível utilizar o Manual de Instalação e Atualização disponível também no FTP: ftp://joinville.neomind.com.br.
Os fontes específicos deverão ser inseridos manualmente após a descompactação da WebContent.
Já a segunda opção será abordada nesse material.
GERAR PROJETO FUSION + ESPECÍFICOS EM UM AMBIENTE DE DESENVOLVIMENTO
O desenvolvimento a partir da biblioteca/projeto do Fusion pode gerar diversos fontes específicos. Esses fontes utilizam métodos do Fusion e fazem parte da WebContent. Portanto, nesta situação é aconselhável a geração do projeto/pacote diretamente no ambiente de desenvolvimento. Dessa forma é possível gerar uma WebContent com todos os fontes, além de deter o controle para atualização/modificação de métodos/atributos/classes que possam vir a ser excluídos/depreciados.
A plataforma para ambiente de desenvolvimento base para este documento é o Eclipse.
1 – Parar o Apache Tomcat;
2 – Alterar as dependências do Fusion (com.neomind.fusion) no arquivo pom.xml do projeto maven para a versão desejada;
3 – Feita a alteração no pom.xml se faz necessário um Update Maven Project: Com um clique esquerdo no projeto vá em Maven > Update Project;
4 – Habilite a flag Force Update of Snapshot/Releases e clique OK. Assim será realizado o download do Fusion, suas bibliotecas e fontes;
5 – Após o Update é preciso buildar o projeto (Build Project). Com um clique esquerdo no projeto vá em Debug As > 6 Maven Build…
6 – Em Goals digite clean install -e. Além disso, marque Skip Tests;
Após clicar em Debug, acompanhe o Build pelo Console e aguarde o BUILD SUCESS.
Caso aconteça o BUILD SUCESS, significa que o projeto Fusion + Específicos foi gerado. Logo, é possível seguir com o [1] Clean do diretório do Apache Tomcat para posterior [2] Publicação (Publish) e subsequente [3] Debug no Server Apache Tomcat.
Ao término do Build Project um arquivo .war será criado na pasta target do projeto. Esse arquivo é um zip do projeto, ou seja, a WebContent com todos os fontes, imagens, templates, etc.
Quando o Servidor Apache Tomcat roda como serviço do Windows é necessário apontar o caminho do projeto/WebContent que será utilizado no server.xml.
Esse projeto é correspondente ao .war descompactado.